Escola: sinônimo ou antônimo de aprendizagem?

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010


Sempre achei a escola tradicional a prisão mais estranha do mundo. Não é preciso cometer nada de ilegal para freqüentá-la por anos e anos e ainda tem gente que paga para isso! Eu achava que era a única que considerava a escola um lugar onde todos os princípios de uma pessoa eram oprimidos e em seu lugar era posto tudo aquilo que favorece o governo mundial, tudo que vai fazer de uma pessoa um “bom cidadão” – um escravo feliz por ser escravo do mundo. Mas procurei na internet e percebi que há muito tempo há gente que opõe às escolas.
Um simples exemplo da tirania que a escola é : a freqüência obrigatória, o silêncio perpétuo e a necessidade de uma autorização para ir nem que seja ao banheiro.
A escola devia ensinar ao aluno a querer conhecer, a ter curiosidade e querer descobrir, e não enfiar um monte de coisa na cabeça deles sem se importar com a opinião de cada. A escola assassina a criatividade e massacra qualquer pensamento que esteja contra aqueles que ela tenta ensinar, e quando um povo é proibido de contestar as coisas chamamos de: ditadura. Escola é sem sombra de duvidas a ditadura mais hipócrita e mais disfarçada que existe.
Achei uma citação que resume tudo que quero dizer e é de uma pessoa que é dificilmente contestada, e que a escola nos ensina suas descobertas e fórmulas, mas nunca nos mostrou os pensamentos dele: Albert Einstein.
"Na verdade, não passa de um milagre que os métodos modernos de instrução ainda não tenham estrangulado por completo a santa curiosidade da investigação; porque esta plantinha delicada, longe do estímulo, fica necessitando principalmente de liberdade; sem isso, ela vai por água abaixo, com certeza. É um erro muito grave pensar que o prazer de ver e procurar pode ser promovido por meio de coação* e do sentido do dever".
*repressão.
B.

0 comentários: